lad1Pois bem… esses dias, um amigo de trabalho teve um notebook roubado de dentro do carro da empresa: enquanto ele atendia um cliente, forçaram a porta do carro e levaram a mochila com o notebook dentro… azar? Pode ser… mas tem solução? Infelizmente não, neste caso não. Por outro lado, existe a possibilidade da preventiva quanto a este tipo de problema, e um software que cumpre o papel é o Prey, aplicativo GRÁTIS com suporte nos principais sistemas operacionais (Windows/Linux/Mac e Android) que permite o rastreio de notebooks (e PCs, porque não?) SEM a necessidade de ter um GPS na máquina, bastando uma conexão com a internet.

ATENÇÃO!!

Eu disse “principais sistemas operacionais” e também disse “rastreio de PCs e Notebooks”, porém, seu celular/tablet/phablet com ANDROID também tem suporte, mas falarei disso em outro post!!

Pra quem ainda não conhece, o Prey é, simplesmente, um dos aplicativos antifurto (anti-theft) mais famosos do mercado, e bem simples de ser usado: faça download dele no Portal Prey Project, e siga os passos abaixo:

type_preyNew Users:

Para criar uma nova conta no Prey e tornar o “monitoramento” possível, após abrir o instalador e iniciar o “Setup Prey Account”, marque a opção “New user” e clique em “Next”. Você irá criar uma conta no Prey com seu Nome, Endereço de Email, Senha, Nome do Dispositivo e Tipo (estou instalando em um Notebook, então vou escolher a opção “Laptop”).

Lembre-se: O programa vai enviar dados de rastreio para o seu endereço de email, ou seja, USE UM ENDEREÇO DE EMAIL VÁLIDO!!!

– Depois de instalado, #partiu configurar o programa… abra o “Configure Prey”, escolha a opção “Manage Prey settings” e habilite o “wifi autoconect”… esta opção irá permitir por padrão que o seu computador se conecte automaticamente ao access point mais próximo, quando não houver conexões disponíveis.

Habilite também o “Enable guest account”… esta opção irá permitir que usuários acessem seu computador sem usar uma senha… pode parecer perigoso, mas é a isca perfeita para se conseguir informações úteis sobre quem pegou o seu aparelho.

Depois de marcar tudo, clique em “Apply” para aplicar as alterações.

Configurações DO COMPUTADOR feitas, vamos configurar o programa:

Abra o Portal Prey (use seu navegador preferido e acesse http://panel.preyproject.com … e entre com a sua conta.

Não vou citar item por item do que deve ou não ser marcado, pois o sistema é bem intuitivo… marque as opções e não se esqueça de clicar para Salvar as Alterações.

Depois de tudo salvo, se quiser descobrir se ficou realmente seguro, faça o teste… empreste seu notebook pra alguém e com outro PC acesse o portal Prey com a sua conta… no menu Principal, tem a opção “Ok … Missing” … coloque a chavinha em “Missing” e comece a receber relatórios de 10 em 10 minutos (eu configurei assim)… o relatório, fotos e informações poderão ser impressos e usados pela polícia, caso o seu computador não apareça antes…

lad4

Dica: Windows XP, Vista e 7 conectam na internet apenas depois de feito o login. O Windows 8 se conecta antes, tanto via cabo quanto via Wifi, ou seja, compensa atualizar o sistema.. Quanto ao Mac, eu nem preciso falar nada, pois acho muito difícil existir no mundo um ladrão que saiba formatar (ou mesmo usar) um Mac rsrs e ele também costuma conectar antes do login… idem pra maioria dos Linux (Ubuntu incluso aqui)…  Alguém perdeu um notebook aí?lad3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s