..: A Lei dos 2/3 :..

Publicado: 26 de fevereiro de 2013 em Administração de Empresas
Tags:, , , , ,

Quem nunca ouviu desde pequeno a famosa frase: “Você não pode ter tudo sempre!”? Pois é… além de fazer as crianças entenderem que é complicado ter tudo sempre que quiserem, essa regra serve para o mundo corporativo, e há explicações simples sobre essa regra que, depois de conhecer processos de programação/fabricação, custos e qualidade, vou citar aqui no texto.

Escolha apenas 2 (duas) opções na pirâmide:Imagem

Normalmente, as combinações mais comuns do mercado: Preço + Tempo, que gera um produto sem qualidade ou Qualidade + Tempo, que gera um produto com preço maior.

Em outras palavras, para fazer um produto com rapidez (menor tempo) e preço baixo, não podemos ter o custo da qualidade (pesquisas, medições, ensaios, testes, etc.) embutido nele… por outro lado, ao optar por produzir algo de qualidade com rapidez, precisamos investir em tecnologias, novas formas de fabricação, inspeções, ensaios, enfim, uma série de custos à serem incorporados no preço final do produto.

Se a opção for vender um produto de qualidade com um preço baixo, considere um grande sacrifício no retorno financeiro do mesmo, uma vez que o tempo de retorno do investimento pode demorar… e em um mercado que permanece em guerra pela preferência do consumidor, pouquíssimas empresas optam por essa estratégia, afinal, investir em qualidade é caro, manter a qualidade é caro… investir em qualidade e manter a qualidade em um produto com preço baixo, parece loucura. Porém é possível…

Contudo, se uma empresa oferecer um produto que diz ser de qualidade com preço baixo e rápido para ser produzido e/ou encontrado no mercado, duvide: em 99,9% dos casos isso não é verdade, e o consumidor só vai descobrir isso quando não há mais soluções.

Comercialmente falando, as vendas são realizadas quando um produto e uma empresa se encaixam nos anseios e circunstâncias do consumidor, ou seja: alguém pode ser cliente assíduo de uma loja e ir a outra simplesmente por estar mais perto, mesmo que seja mais cara e menos confortável.

Na compra de um produto, qualquer que seja ele, oque o consumidor precisa saber é oque a empresa oferece de melhor: Qualidade, Preço ou Rapidez? Lembre-se: Se for Qualidade, o preço pode ser maior ou o produto pode demorar… se for Preço, pode ser um produto de qualidade baixa, porém fácil de ser encontrado… enfim, abrir mão das coisas faz parte da vida praticamente desde criança. As pessoas aprenderam a conviver com isso e estão dispostas a pagar mais ou menos dependendo do que está em jogo. Mas não pagarão por algo que elas não acreditam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s