..: SurfaceWeb e DeepWeb – Do Paraíso às Profundezas :..

Publicado: 10 de dezembro de 2012 em Hackin, Polêmica, Segurança na Internet, Serviços Úteis
Tags:, , , , , ,

Muito tem se falado sobre “o lado escuro da internet”, mas pouca gente acredita que isso exista: Um “novo” mundo virtual onde não existem regras. O único lugar onde é possível uma pessoa “comum” aprender a fazer bombas ou compras no mercado negro… parece um novo episódio de Matrix, mas na verdade, trata-se da DeepWeb (traduzido a grosso modo para “Internet de Baixo”, ou “A Internet do Submundo”). Mas e aí? Mais uma teoria de conspiração? Mais uma viagem do homem pra ficção científica? A resposta é simples, fechada e direta: NÃO.

Vou usar dois termos, que vocês já viram no título deste post: Surface e Deep (superfície e profundezas… woww!!)… imagine um Iceberg: Surface é a parte visível acima da água… Deep, é o monstro que existe por baixo, que inclusive, afundou o Titanics 2 vezes (na primeira versão e na versão 3D, onde o Jack morre de novo… aff!)…

Filosofando na Bíblia:

… subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15

hells_gatesO trecho acima, faz referência à “criação dos dois mundos – o Céu e o Inferno”… e não foi por acaso que eu o utilizei: A DeepWeb, existe desde os primórdios da web, e nada mais é que o “lado negro da força”. Porque esse rótulo? Mais uma resposta simples: Lá, tudo é permitido. Na DeepWeb, é mesmo possível encontrar tudo oque dizem por aí: da tradicional comida mexicana apimentada à inacreditáveis pratos da culinária canibal – com direito à receita e vídeos ensinando o preparo do prato.

Mas não só de retardadices funciona o mundo de baixo… lá, também é possível encontrar softwares, games, dicas, e uma infinidade de coisas extremamente úteis e que realmente funcionam. Enquanto na Surface, ou também apelidada de “Internet Comercial” você faz uma pesquisa e recebe de volta “apenas” milhares de dados filtrados, de conteúdo genérico e direcionado (genérico por poder atender à pesquisa de diversas pessoas em diferentes pesquisas… direcionado por conta dos motores de busca que vivem colhendo informações do seu uso da web… não é a toa que diáriamente você recebe dicas de compras de coisas que já procurou na net…), na Deep com a mesma pesquisa você pode encontrar coisas supreendentes…. um exemplo? Na Surface você procura simplesmente por “Assalto a Banco” e recebe uma infinidade de notícias de assaltos que ocorreram e outra infinidade de filmes que tem a ver com o tema… na Deep, a mesma pesquisa resulta inclusive em plantas baixas dos prédios dos bancos, formas de invasão de cofre, dicas para domínio dos reféns e, pasme, como agir se for preciso o extermínio em massa dentro da instituição… quem deve morrer primeiro!? o.O

Porém, este “outro lado” precisa também de “outra forma” pra navegar… Na Deep, não é tão simples como parece… lógico!

URL’s de sites da Deep são totalmente diferentes das URL’s da Surface… e com “totalmente” eu quero dizer que lá, simplesmente não dá pra ler o nome de uma URL… volto a frisar: O mundo de baixo não é um ambiente “família”… muito menos um ambiente amigável.

Talvez pela quantidade de curiosos que acessam a Deep diariamente, o site mais visitado por lá é uma espécie de Wikipedia daqui, onde podem ser encontradas mais informações sobre o submundo web e também dicas de conteúdo de sites (de lá, lógico)… vale lembrar, também, que aqui na Surface, não é possível acessar um site da Deep… (lembra que eu falei da URL alí em cima? o endereço da WikiDeep é: kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page … bonito nome pra se colocar num site e ganhar publicidade com quantidade de acessos né? Tente usá-lo em seu navegador… ele não será encontrado.

IMPORTANTE: na Deep, 99% do material útil e/ou relevante está em INGLÊS. Esqueça os tradutores pra navegar por lá, pois existem várias gírias que podem confundir tudo… o ideal é estudar o idioma mesmo…

Outra coisa de importância absoluta: NÃO TENTE acessar a Deep USANDO WINDOWS! Não é por preconceito… creio eu que nem preciso explicar os motivos, né?
Para usuários comuns, existe uma distro Linux chamada TAILS, disponível para download aqui: https://tails.boum.org/download/index.en.html esta distro contém os principais métodos de segurança já habilitados e pré configurados, além de não requerer instalação… você pode rodá-la via LiveCD ou LivePen… quem tiver dúvidas na criação e/ou utilização desses Lives, me avise que posto algo explicando tudo…

Agora, se você não quer seguir o meu conselho e pretende se aventurar pelo submundo com o sistema operacional que tem aí, fica por sua conta e risco… existe um pacote para FireFox disponível para download chamado TOR, que, em outras palavras, te abre o “caminho pro inferno” rsrsrs… o pacote, pode ser baixado direto no site do Project Tor: https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en … falarei mais sobre o Project Tor em um post mais apropriado… talvez ainda essa semana…
A navegação na Deep é triangulada – o navegador manda a request para o servidor, porém, no caminho e antes de chegar ao servidor, esta request é criptografada e redirecionada a outro país, assim, o IP que chega na Request não é o da sua máquina nem o da máquina anterior… nem de ninguém: a navegação fica mais lenta mas o anonimato é, praticamente, 100%. Em outro post explicarei como isso funciona também…

No pacote baixado, vem uma versão portátil do Firefox, ou seja, você não precisará instalar nada… porém, principalmente se usa Windows, MacOS ou alguma versão comum do Linux, aconselho rever suas opções de segurança: Firewall e Antivirus bem configurados e atualizados são de grande valia.

Ao entrar na DeepWeb pela primeira vez, tudo pode parecer ao mesmo tempo simples e confuso: você conseguirá realizar pesquisas e obter dados da Surface, as vezes até demais… porém o mais interessante são os sites de lá… voltando pra WikiDeep, copie e cole este endereço no seu Tor: kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page … leia bastante… entenda e só depois navegue menos preocupado (mas não tranquilo) por lá.

Atenção leitores: Este post é sério e real. A DeepWeb não é um ambiente fictício!!! coisas acontecem de verdade por lá: vírus, antes de serem disseminados na Surface, são testados na Deep… ou seja: clique nos links por sua conta e risco, e anote meu telefone e email, caso precise de reparos 😉

Ahhh!!! E não clique em links contidos em rodapés de páginas da Deep!!! #FicaDica 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s