..: Cloud Computing – Uma Armadilha?? :..

Publicado: 25 de agosto de 2012 em Polêmica, Segurança na Internet
Tags:, , ,

nada melhor pra fazer numa sexta-a-noite do que botar as idéias no gelo com a Vodka e entrar no fim de semana deixando os testes de probabilidade e segurança pra segunda-feira… mas antes, vou deixar um textinho aqui pra vocês refletirem: a bola da vez é a “Cloud Computin” ou “Computação em Nuvem”, como preferirem…  vou deixar apenas alguns argumentos, pois como disse, semana que vem o bixo pega…

Antes dos argumentos, reflita bastante sobre o assunto:

Cloud Computing: conceito de se armazenar dados em um servidor externo e baixá-lo sempre que achar necessário… em outras palavras: você joga todos os seus dados pra nuvem, lá em cima (upload) e quando precisar de algo, dá uma xunxada que o negócio cai (download)…

Os mais conhecidos no mundo leigo são da Google, que fornece o Google Docs, da Windows que fornece o Skydrive e o Azure entre uma infinidade de outros… o limite grátis, normalmente é de 5Gb e você pode comprar espaço adicional… aí vem as dúvidas:

1 – Com os sistemas baseados em Cloud Computing, como o ChromeOS e até o novo Windows (sim, o tal do 8 com interface Metrô :P)… esse lance não é pura jogada de Marketing da Google, da Windows e das outras empresas que fornecem este tipo de serviço?? Afinal, você teria que comprar espaço se tiver mais do que 5gb armazenados…

2 – Você se sente seguro e confortável “entregando” seus dados-documentos-etc, pra um terceiro “cuidar”? Concorda que com isso, eles podem simplesmente ter acesso a todos os seus docs/informações/particularidades? Confia realmente na privacidade de dados que estão “nas nuvens”, e teoricamente por este motivo, podem “chover” em qualquer lugar (menos em Marte pois lá a chuva ainda é ácida…)?

3 – Você conhece quais os melhores servidores para armazenamento virtual? Em uma situação difícil, por exemplo: o serviço de CC (Cloud Computing) que você já usa falha num momento importante (ou fecha pra sempre, como preferir…) você tem certeza do que acontecerá com os dados que você TINHA armazenado lá?

Como sou adepto à mudanças e fissurado em tecnologia, confesso que utilizo o serviço… mas apenas com dados inúteis, que só servem pra sobrecarregar meu HD (sim, 5Gb de espaço com “lixo” é muito!)… mas a essência não é essa… a idéia real deste tipo de serviço é armazenar TUDO o que você precisa diariamente, seja para trabalho, estudo ou seja lá pra o que for… e aí? Será que vale a pena? Comentários e Email aberto pras respostas… usem qual preferirem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s