..: Evite Viciar a Bateria do seu Note :..

Publicado: 9 de março de 2012 em Uso Correto
Tags:, , ,

É muito legal ter um notebook ou um netbook (um trambolho ou uma formiga atômica) que pode te acompanhar pra cima e pra baixo e garantir entretenimento 24 horas por dia e, alguns minutos de trabalho, se for preciso (rsrs). Além da possibilidade de poder levar o computador pra passear, pra fazer inveja aos amigos, pra viagem, e pra “n” outros lugares, o grande lance destes computadores PORTÁTEIS, é justamente a PORTABILIDADE, ou seja, o seu funcionamento mesmo sem ter uma tomada por perto.

A pessoa responsável por essa magnífica funcionalidade, tem um nome simples: BATERIA. Sim! Aquelas coisas grandes, quentes e possivelmente sempre cheias para garantir a alegria do freguês (entenda “freguês” como “Feliz dono de Note ou Netbook cuja bateria não está viciada”)… espere… eu disse “viciada”!? OMG! (Modo Desespero On!)

Antes de tudo, vamos definir:

Vício: Mal cretino que pode acabar com a vida de qualquer indivíduo e destruir sua família e estrutura social.”

Se a sua bateria ainda não está “viciada” ou se você teme que esse mal possa consumi-la, siga fielmente as dicas abaixo para ao menos minimizar o mal:

  • Seu Note/Netbook tem uma tomada… ela foi feita pra ser usada, portanto: USE-A. Não desgaste a carga da bateria sem necessidade.
  • Baterias de lítio têm durabilidade maior que as de níquel… observe isso na hora da compra.
  • Uma bateria tem em média 300 cargas completas durante sua vida útil. Esse valor depende bastante do fabricante, mas é bom ficar atento… você pode prolongar o bom funcionamento avaliando isso.
  • A decisão sobre deixar ou não o notebook na tomada o tempo todo é polêmica… Particularmente, eu adoto esse sistema, pois ela também serve como um “estabilizador” em casos de picos de energia… sem ela, a placa ou drivers mais sensíveis sentiriam o “baque” e poderiam até queimar.
  • Evite retirar a tomada em intervalos pequenos de tempo. Esse procedimento provavelmente irá viciar sua bateria.

Além das dicas acima, é interessante calibrar periodicamente a bateria. Como faz? Simples como falar “proparoxítona”:

  1. Ligue o carregador e aguarde até a carga ser feita por completo. Deixe ele conectado por mais duas horas, pelo menos (você pode usar o computador normalmente);
  2. Ainda com o computador ligado, tire o carregador do notebook e faça o uso NORMAL até que ele desligue sozinho (não precisa forçar a barra com o aparelhinho… use-o normalmente, sem excessos de programas pesados;
  3. Quando desligar, dê um momento de paz para o bichinho… deixe-o aproximadamente 5 horas com a bateria DESCARREGADA;
  4. Agora volte a recarregar a bateria até que a luz de carga indique a conclusão do processo. Belezinha, a bateria foi calibrada com sucesso. Este procedimento é bem saudável… assim, sua bateria se manterá sempre perto da sua carga nominal original.

#Fato: Preciso informar aos desinformados: Sou guitarrista, não sei tocar Bateria e não quero montar uma banda. O Post acima, fala de Bateria de Notebook ou Netbook… e não de instrumentos musicais.

Anúncios
comentários
  1. Tadeu disse:

    Este último #fato foi demais hein!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s