..: Instalando Skype no Linux :..

Publicado: 6 de janeiro de 2012 em Linux
Tags:, , , , ,

Dúvida cruel… como faço pra instalar o Skype no Linux?

100% modo Gráfico, fácil como no ruindows:

Simples… baixe-o aqui: Skype  e escolha pelo pacote “Debian Package”. Como é um pacote do tipo “deb, bastar clicar duas vezes e seguir os passos da janela que se abrirá para instalar. Você também pode instalar abrindo um terminal na pasta onde o arquivo foi salvo e digitando:

     sudo dpkg -i skype*.deb

100% via Linha de comando, a coisa muda (aqui vc tem que ser macho! ui!! ):

Usando o apt-get num terminal, adicione o Medibuntu, que é um repositório com software gratuito para ubuntu, que a Canonical não disponibiliza nos repositórios oficiais por motivos legais.

Abra o terminal e adicione a PK (Public Key) do Medibuntu (lembrando que vc deve digitar exatamente como está escrito aqui):

     sudo wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add –

Agora, ainda no terminal abra o arquivo de configuração dos repositórios:

     sudo gedit /etc/apt/sources.list

e adicione as seguintes linhas no final do arquivo (nem preciso mais dizer que é exatamente como está aqui, né? abuse do copiar e colar 😉 ):

   ## Medibuntu – Ubuntu 9.04 “Jaunty Jackalope”

   ## Por favor reporte bugs para https://bugs.launchpad.net/medibuntu/

   deb http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free

   # deb-src http://packages.medibuntu.org/ jaunty free non-free

Salve e feche o arquivo…

Novamente no terminal, vamos pegar a lista de programas do novo repositório:

     $sudo apt-get update

Pronto, agora você já pode instalar seu Skype pelo apt-get digitando no terminal:

     $sudo apt-get install skype

Agora seu Skype está instalado, e o repositório adicionado para você poder pegar outros vários pacotes interessantes.

OBS.: Para adicionar o Medibuntu em outras versões do Ubuntu, basta substituir o codinome intrepid pelo primeiro nome do codinome de sua versão, como por exemplo o Hardy Heron, basta colocar hardy no lugar do intrepid.

A partir daí o skype deverá estar disponível.

Para iniciar o skype você pode digitar no próprio terminal o comando:

skype

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s