..: Vírus para Android invadem conta bancária e enviam SMS em massa :..

Publicado: 25 de outubro de 2011 em Virus
Tags:, , ,

Se a Google fosse um caminhão, a frase ideal para pendurar no para-choque seria “A força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso”. Mas o fato é que essa “inveja” incomoda cada vez mais e se traduz na profusão de vírus criados para atacar o sucesso mais estratégico da companhia: a plataforma Android. Além dos 34 aplicativos maliciosos que a Google precisou retirar de sua loja virtual no mês passado, pesquisadores chamam a atenção para novas ameaças.

Uma delas é a chegada ao Android de um vírus do tipo Cavalo de Troia que já roubou dados bancários de usuários das plataformas Symbian, BlackBerry e Windows Phone. O chamado Zitmo invade o celular para capturar o login e a senha da vítima e depois, se passando pelo banco, envia um SMS ao usuário indicando o download de um aplicativo. Segundo a Fortinet, é esse programinha que permite aos bandidos fazer transações bancárias sem o conhecimento do dono do aparelho.

O Zitmo é a versão para celulares do vírus Zeus – seu nome, aliás, é acrônimo de Zeus in the Mobile -, que infestou o LinkedIn tempos atrás e pilhou US$ 900 mil de um banco inglês.

Já a consultoria Lookout alertou para novas variantes do malware DroidDream Light, já removido da Android Market. Elas infectam o celular por meio de quatro aplicativos maliciosos, todos desenvolvidos por uma empresa chamada Mobnet. São eles: Quick FallDown; Scientific Calculator; Bubble Buster; e Best Compass and Leveler (que copia o nome de um aplicativo confiável). Quando instalados, esses programas levam o celular a executar ações prejudiciais.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram também um aplicativo chamado HippoSMS que leva a vítima a receber contas estratosféricas pelo envio de SMS. O app é baixado em uma loja de aplicativos chinesa, uma espécie de Android Market genérica, e envia centenas de mensagens ocultamente, além de bloquear o recebimento de SMSs enviados pela operadora telefônica.

Para evitar sustos, os especialistas recomendam aos usuários baixar apenas aplicativos de desenvolvedores que conheçam ou indicados por amigos. Também é aconselhável usar antivírus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s