..: Futuro do JAVA :..

Publicado: 27 de julho de 2011 em JAVA
Tags:, , ,

Oracle limita o futuro do JAVA no meio empresarial

A Oracle está restringindo o desenvolvimento do Java com o intuito de centrar a futura implementação da linguagem apenas em soluções de middleware.

“A Sun tinha objetivos muito abrangentes para o Java. Incluía o middleware mas estendia-se aos ambientes dos computadores pessoais e até aos dispositivos móveis e sistemas embarcados. O foco da Oracle é o middleware, por essa área ser a mais lucrativa”, diz o trabalho dos analistas da Forrester, Jeffrey Hammond e John Rymer.

Os mesmos alertam para o risco da linguagem de programação perder importância na comunidade mundial de programadores, à medida que seja considerada uma linguagem especializada para servidores Oracle e IBM.

Outro argumento para as afirmações dos analistas é a Oracle não pensar em resolver uma das mais importantes debilidades do Java: a complexidade. Esta poderá levar os programadores a considerarem outras alternativas para utilização interna ou em modelos de cloud computing como a plataforma .NET da Microsoft, ou o Ruby on Rails.

Anúncios
comentários
  1. José Paulo disse:

    Cássio,

    Boa tarde,

    Em cima desse seu artigo, hoje estou em um grande dilema, atualmente a empresa que trabalho existe pouca coisa feita em Struts 2 , JPA e Oracle.E foi designado para que eu veja a possibilidade do uso de .net, pois aqui foi desenvolvido em coisa em uma linguagem que foi descontinuada e existem poucos profissionais para dar manutenção.O que voce acha de uma empresa adotar a plataforma .NET ?

    Desde já agradeço.

    • Cassio Faria disse:

      Olá José Paulo!!
      Eu sou bastante a favor da .Net, que tem muitos prós para os desenvolvedores: Alta performance, produtividade, escalabilidade… mais de 20 linguagens no mesmo ambiente com integração entre linguagens… e blá blá blá…
      Porém, tem uma complexidade maior nesta sua pergunta: “Oque eu acho de uma empresa adotar a plataforma .NET?”
      Considerando concorrência, mercado dinâmico e principalmente a rápida evolução dos sistemas, vou acabar caindo novamente no “DEPENDE”: Tudo depende do que é desenvolvido atualmente pela sua empresa e o que se pretende desenvolver no futuro… mas, a grosso modo e sem uma análise de como a sua empresa trabalha hoje, com certeza vocês ganhariam bastante em produtividade… e principalmente, em “segurança”… afinal, até hoje, quem conseguiu desbancar a Microsoft?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s