..: PHP ou Java? :..

Publicado: 16 de junho de 2011 em JAVA
Tags:, ,

Texto interessante de Lucio Camilo, extraído do site www.imasters.com.br, comparando as duas linguagens… Serve como base para nós, “recém-programadores” sabermos inclusive oquê podemos (e devemos) aperfeiçoar… Os comentários estão abertos!

….

Em outros artigos já deixei claro que não sou nenhum fascinado por  Java, pois não acho que ele seja a solução para todos os nossos problemas. Acredito na questão da abordagem correta para seu problema. Sabemos que, tradicionalmente, o Java é escolha para   desenvolvimento de grandes empresas, e o PHP é utilizado por pessoas que  desenvolvem seus próprios sites, ambos possuem suas exceções.

Apesar de trabalhar com desenvolvimento Java, participei  de alguns processos de desenvolvimentos utilizando php, mais especificamente o CodeIgniter como framework. Com isso, pude observar que o desenvolvimento é bem rápido e que  a linguagem é bem produtiva, mas achei bem parecido com o  desenvolvimento utilizando JSP com Servlets e Scriptlets. N   entrarei neste nível de detalhamento, pois o intuito deste artigo é auxiliar  na escolha de qual melhor solução dependendo de sua situação.

Tenho certeza absoluta que a maioria dos desenvolvedores Java possuem as seguintes opiniões sobre o PHP:

  • PHP é uma linguagem para “crianças”;
  • Muito simples;
  • Torna o código confuso e misturado;
  • Não possui uma boa ferramenta de desenvolvimento;
  • Não é utilizada por sites “sérios”;

Alguns podem ser até considerados vantagens, mas depende de qual lado é que está utilizando o argumento. Agora, se perguntarmos aos programadores PHP o que acham do Java, os argumentos serão mais ou menos assim:

  • Muito complexo;
  • Muito pesado;
  • Desenvolvimento lento e tedioso;
  • Difícil configuração nos servidores de Aplicação;
  • Hospedagem mais cara;

Qual a diferença entre estas linguagens?

Originalmente o PHP não suportava orientação a objetos e não possuía   uma ferramenta de desenvolvimento (IDE) tão consolidada no mercado. À   partir do PHP 5.3, seu suporte À OO (Orientação a Objetos) melhorou   muito e algumas IDEs surgiram para apoiar o desenvolvimento PHP. Do   outro lado, o Java sempre foi definido por sua natureza Orientada a   Objetos, e suas fantásticas IDEs, como Eclipse e Netbeans.

A maioria dos programadores acha o PHP fácil pois ele suporta tanto o  desenvolvimento procedural quanto o orientado a objetos e o   desenvolvimento procedural é muito mais fácil de se aprender (valendo um  ipad imaginário para quem me convencer do contrário!). Quem está   ingressando no mundo da programação na maioria das vezes tem   dificuldades para entender a orientação a objetos, e também a   arquitetura MVC, sendo assim, é muito mais fácil criar uma página que   faça uma consulta SQL em um banco de dados e apresente a informação com o  código todo junto, principalmente se estiver desenvolvendo sozinho.

Óbvio que dá para fazer a mesma coisa com Java, mas acontece que por ele  ter um príncipio diferente. Geralmente, estamos acostumados à fazer bom   uso da linguagem, principalmente pelo fato do Java ser utilizado em   ambiente corporativo, somos obrigados a utilizar os conceitos de um   desenvolvimento mais estruturado em camadas, reaproveitando o serviço e  obrigado que todos entendam o que está sendo feito. Deixo claro, mais  uma  vez, que pode ser feito bem errado no Java também, dependendo da  situação  e da forma que for utilizado.

No passado, a utilização de Java ou PHP seria tomada de   acordo com o tamanho da equipe de desenvolvimento. Se fosse   pequena, a escolha seria o PHP por se obter um desenvolvimento mais   rápido e programar da forma que achasse melhor. Se a equipe fosse grande  e exigisse um ambiente mais “colaborativo”, com padrões de   desenvolvimento, então o Java seria a melhor escolha.

Atualmente o PHP possui uma série de IDEs, inclusive plugins para desenvolvimento no Eclipse. E também suporta OO de forma tão eficaz quanto o Java.

A pergunta seria “por que não vemos muitas empresas utilizando o PHP   ainda?” Acredito que a resposta seja por conta do legado. A base   desenvolvida já é muito grande, o que torna inviável a migração para o   PHP, já que a maioria dos desenvolvedores destas empresas já possui um   conhecimento consolidado no desenvolvimento Java.

Outra questão importante, é que o Java é a linguagem de programação   vista nas faculdades. E isso é que torna a decisão tendenciosa, já que o futuro  desenvolvedor irá buscar aquilo que teve um conhecimento maior.

Mesmo que o PHP esteja em pé de igualdade com o   Java, levariam anos até que as corporações começassem a adotar a   linguagem, e até lá já teremos vários outros concorrentes.

Fonte: http://imasters.com.br/artigo/20702/php/php-ou-java-qual-a-melhor-escolha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s